Atividades Didáticas

Historicamente, nossos colaboradores e amigos têm desenvolvido, criado e editado publicações técnicas, científicas e didáticas para o setor Metal-Mecânico. Todas estas publicações almejam ser úteis, apresentarem ótimo conteúdo e sempre referenciarem a melhor e mais atualizada literatura disponível.

Estas publicações abrangem artigos científicos, encartes, apostilas, livros e outras obras, inicialmente e preferencialmente publicadas em Português. Como a empresa possui registro junto à Agência Brasileira de ISBN (Prefixo 94420 - Faixa Editorial 5), todas as obras públicas possuem (ou possuirão) o registro nesta entidade e código ISBN (quando couber).


Nosso último material produzido (ISBN: 978-85-94420-04-6 ) é o "Guia para Elaboração de Trabalhos Científicos", que foi formatado em um material gráfico de alta qualidade (papel couché brilho com densidade 250 g), distribuído em 8 páginas tamanho A4.

Trata-se de um guia sobre como redigir e apresentar (o guia apresenta dicas de como dimensionar slides e fazer apresentações públicas) trabalhos baseados em Metodologia Científica. Apesar do enfoque ter sido maior para os alunos de graduação, este material também pode ser empregado por profissionais.

Também não está vinculado apenas a trabalhos acadêmicos, mas serve como orientação para elaborar qualquer trabalho (Relatórios, laudos, pareceres, avaliações) que almeja basear-se em dados conhecidos da bibliografia científica/técnica, propor avaliações e experimentos bem embasados e estruturados para levar a análises e conclusões relevantes.


Descrição completa: clique aqui.

Apresentações empregadas: somente aos participantes (envio do 'link' de acesso).

Contato para matrículas:

willyank@willyanksolucoes.com

Permitir aos alunos da cadeia Metal-mecânica (especialmente Mecânica, Produção, Civil e Química) ampliar o conhecimento acerca dos mecanismos de fratura de componentes mecânicos, especialmente constituído de metais, explanar sobre a relação entre a morfologia de uma superfície de fratura ou de uma região falhada (inclusive por deformação) com a causa da falha, comprovada pela documentação e uso dos conhecimentos teóricos em conjunção com o resultado de ferramentas de análise experimental.

  • Estudantes de engenharia e engenheiros do setor metal-mecânico, especialmente das áreas de Mecânica, Produção, Civil e Química.

  • 1º Módulo - A fratura explicada via Mecânica de Fratura
  • 2º Módulo - Morfologia das superfícies de Fratura
  • 3º Módulo - Técnicas para análise Experimental
  • 4º Módulo - Constituição de um laudo (relatório) de Análise de Falhas
  • 5º Módulo - Exemplos de casos

  • APOIO CRT | Rua Dom Lara, 109 | Sala 11 - Boqueirão, Santos - SP, 11045-160 (localização Google maps clique aqui).

Cada participante receberá:

    1. Mochila transversal com 3 compartimentos ou bolsa de perna com 7 compartimentos (vide fotos abaixo),
    2. “Guia para Execução de uma Análise de Falhas”,
    3. Todas as apresentações feitas,
    4. Material complementar e
    5. Certificados de participação e de aprovação.

  • 3 X R$ 110,00 (20 pessoas por turma, normalmente são fechadas turmas completas)

  • Duração: 34 horas (3,4 horas em 10 dias).
  • Horário: Das 19h00 às 22h00.

    • Início: 3 de dezembro de 2018 (segunda-feira).
    • Término: 14 de dezembro de 2018 (sexta-feira).

  • 20 (Máximo)

    • 1ª Parcela - 7/Nov.
    • 2ª Parcela - 30/Nov.
    • 3ª Parcela - 31/Dez.

  • Duração: 34 horas (3,4 horas em 10 dias).
  • Horário: Das 19h00 às 22h00.

    • Início: 21 de janeiro de 2019 (segunda-feira).
    • Término: 1º de fevereiro de 2019 (sexta-feira).

  • 20 (Máximo)

    • 1ª Parcela - 30/Nov.
    • 2ª Parcela - 31/Dez.
    • 3ª Parcela - 31/Jan.

Curso "ENSAIOS DOS MATERIAIS" (24 a 27 de Setembro 2018)

Teoria na ABM, prática no SENAI-Osasco e livro

(acesso restrito somente aos participantes do curso pela ABM)


Segundo livro Publicado (ISBN: 978-85-94420-03-9) "ENSAIOS MECÂNICOS DOS MATERIAIS – Volume 1" vai ser disponibilizado a partir do dia 21 de Setembro e será distribuído gratuitamente aos participantes do curso "ENSAIOS DOS MATERIAIS". Algumas partes do livro (arquivo enviado à gráfica) podem ser acessadas clicando-se na capa reproduzida e nos 'links' logo abaixo:

O presente livro é fruto de muitos anos de atuação em conjunto na Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (São Paulo SP), através dos cursos “Análise de Falhas Mecânicas” e “Metalurgia Física e Mecânica Aplicada” e nos cursos de graduação e mestrado profissionalizante em Engenharia Mecânica na Universidade Santa Cecília (Santos SP).

Os profissionais de Engenharia são cada vez mais solicitados para atuarem de forma eficiente, promovendo o máximo de resultados, com o cada vez menos tempo e recursos disponíveis. Por isso, torna-se estratégico a capacidade de se estudar e analisar os ensaios de caracterização dos materiais, com sólidas bases matemático-mecânicas, de forma a ser possível que os(as) Engenheiros(as) possam propor conscientemente modificações, ajustes e melhorias em tais processos de forma a estes se adequarem e atenderem eficientemente às diferentes demanda dos dias de hoje.

Os usuários deste material, que é o primeiro volume de dois, contam com centenas de ilustrações (gráficos e fotos), assim como tabelas e dados totalmente referenciados ou diretamente obtidos pelos próprios autores. Estas informações foram dispostas de forma a facilitar a uma consulta rápida pelos usuários do livro e auxiliar o acompanhamento dos participantes no curso homônimo da ABM e da UNISANTA.

Para prévias do interior do livro, clique prévia (1), prévia (2), prévia (3).

Primeiro livro Publicado (ISBN: 978-85-94420-02-2) "ANÁLISE DOS PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO: Volume 1 – Fundamentos Matemáticos-Mecânicos foi disponibilizado a partir do dia 28 de Março. Algumas partes do livro (arquivo enviado à gráfica) podem ser acessadas clicando-se na capa reproduzida logo abaixo:

Esta obra visa colaborar para diminuir a lacuna de publicações na área técnico-científica abordando a análise dos processos de conformação plástica, setor esse que carece de obras escritas na língua portuguesa que sejam relevantes, abrangentes e que ainda ofereçam aplicações práticas.

Para cobrir a abrangência acima proposta, concebeu-se uma série de publicações, cada uma das quais abrange diferentes aspectos na análise matemático-mecânica dos processos de conformação dos materiais visando:

1.1 – Rever as principais metodologias de análise mecânica e numéricas voltadas para a análise da deformação plástica dos materiais, em particular dos metais.

1.2 – Analisar mecanicamente os principais processos de deformação plástica visando compreender as relações entre os esforços aplicados e deformações ocasionadas.

1.3 – Habilitar os estudantes a estimar e determinar os esforços envolvidos nos processo de conformação plástica, assim como maneira de aperfeiçoá-los.

Próximos volumes: Vol. 2 - Variáveis Metalúrgicas; Vol. 3 - Métodos Analíticos; Vol. 4 - Processo de Dobramento; Vol. 5 - Processo de Trefilação; Vol. 6 - Processo de Laminação; Vol. 7 - Outros Processos.

Nas figuras abaixo podem ser baixadas as páginas com as referências bibliográficas e listas de exercícios:

As obras publicadas são o resultado direto de nossas seguintes atividades:


1 - disciplinas lecionadas em Universidades (Unisanta, Unaerp);

2 - relação com entidades técnicas (tais como ABM e INDA);

3 - realização de cursos sob demanda ou na modalidade 'in-company';

4 - desenvolvimentos feitos em conjunto com colegas, empresas parceiras e/ou clientes.

A política da empresa para distribuição deste material é a seguinte :

1 - Pode ser baixado gratuitamente, em menor resolução ou em tons de cinza, aqui nesta página;

2 - Versões em alta qualidade podem ser adquiridas a baixo custo, com envio pelos Correios.

O primeiro material produzido (ISBN: 978-85-94420-00-8 ) consta de uma revisão de um dos melhores e mais conhecidos Diagramas de Equilíbrio de Fases Ferro-Carbono da internet, que foi formatado em um material gráfico de alta qualidade (papel couché brilho com densidade 250 g), distribuído em 6 páginas tamanho A4.

Vários impressos foram distribuídos durante a ABM Week 2017, muitos dos quais sorteados a estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e Mineração durante a Rodada de RH do 17º ENEMET.

Uma cópia gratuita em tons de cinza, com resolução limitada, do 'boneco' deste material, assim como o preço de venda (R$ 8,00), podem ser obtidos na seção "Material Técnico" desta página.


O segundo material produzido (ISBN: 978-85-94420-01-5 ) é uma versão resumida de um Guia para Execução de Análise de Falhas. Este material foi feito especialmente para ser entregue aos formandos em Engenharia Mecânica da UNISANTA, durante a solenidade de colação de grau no dia 22 de Fevereiro de 2018 no Mendes Convention Center, a partir das 19h30 em Santos (SP).

Além disso, todos os alunos que do curso "Análise de Falhas Mecânicas" da WILLY ANK - Soluções para o Setor Metal-Mecânico também recebem este guia (impresso) gratuitamente, logo no início do curso.

Para baixar uma cópia gratuita em tons de cinza do material, em resolução limitada, assim como verificar o preço de venda, acesse a parte "Material Técnico" da página.

Para auxiliar a análise de tensões, foi criada uma planilha que calcula os valores dos componentes principais de um tensor de tensões genérico, definido pelos seus 6 componentes de tensão linearmente independentes. A planilha resolve uma equação do 3º grau para obter os 3 componentes principais através do método numérico de Newton.

Para isso é necessário oferecer o intervalo onde as soluções devem ser buscadas. Obviamente o intervalo não é muito diferente dos valores do componentes normais (genéricos) informados, especialmente se os valores dos componentes cisalhantes forem pequenos.

Além de determinar os valores do componentes principais, a planilha também calcula o tensor componente hidrostático e o tensor componente desviatório do estado de tensões informado. A planilha também informa se o estado de tensões produz deformação plástica em um material, em função do limite de escoamento indicado e em função de três critérios de escoamento.

Para obter uma cópia desta planilha, basta clicar aqui (tamanho 931 Kbytes).


Planilhas Empregadas no Curso "Análise de Falhas Mecânicas"

Aqui estão as planilhas apresentadas aos alunos da última edição do curso "Análise de Falhas Mecânicas", ocorrido na ETEC Aristóteles Ferreira:

Planilha 1 - "Custo de viabilidade de uma análise de falhas" - versão 2007

Planilha 2 - "Conversão de Charpy para K1c, Integral J e CTOD" - versão 2015

Planilha 3 - "Exercícios Gerais" - versão 2015

Planilha 4 - "Resultado de uma viagem de avião com fadiga" - versão 2018

Planilha 5 - "Análise da Concentração de Tensão em um Eixo" - versão 2015

Planilha 6 - "Exercícios Desenvolvidos em Sala de Aula" - versão 2018

Planilha 7 - "Auxílio à Resolução de Exercícios da MFLE" - versão 2015

Ferramentas da disciplina "Processos de Conformação dos Metais" do curso de Engenharia Mecânica da UNISANTA.

1 - Planilha para simular uma curva de tração (tensão versus deformação de engenharia) a partir de um número de 6 algarismos (RA, por exemplo)

2 - Explicação sobre como calcular os parâmetros da equação de Hollomon, com base nos dados de uma curva de tração.

Trabalhos da disciplina "Estruturas Metálicas" do curso de Engenharia Civil da UNAERP-Guarujá.


  1. Trabalho do dia 23 de Abril - trabalho experimental no Centro Tecnológico da UNAERP-Guarujá (clique aqui para baixar).
  2. Trabalho do dia 10 de Maio - com a resposta dos valores do carregamento axial nas duas treliças (clique aqui para baixar).

Explicações e simulação sobre o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão da VALE e algumas associações com o rompimento da barragem do Fundão da SAMARCO.


  1. Matéria vinculada no Jornal Regional de 19/Fev/2019 na TV Ilha do Sol: clique aqui para ver (entre 12:20 e 18:45).
  2. Apresentação ilustrando explicações relevantes sobre a mineração, rejeitos, barragens de rejeitos e a simulação feita: clique aqui para acessar o arquivo.

Trabalhos da disciplina "Teoria das Estruturas I" do curso de Engenharia Civil da UNAERP-Guarujá.

2018-1

  1. Trabalho do dia 22 de Março de 2018 (clique aqui para baixar).
  2. Trabalho do dia 4 de Junho de 2018 - com as respostas numéricas das reações de apoio (clique aqui para baixar).

2018-2

  1. Ver página da Unaerp
  2. Ver página da Unaerp
  3. Trabalho do dia 20 de Agosto de 2018 - com os diagramas de esforços solicitantes para cada viga (clique aqui para baixar)
  4. Trabalho do dia 6 de Setembro de 2018 (clique aqui para baixar)
  5. Trabalho do dia 27 de Agosto de 2018 (aguardem...)

Curso "Engenharia das Estruturas de Concreto e suas Patologias" - focado para a Defesa Civil do Guarujá

Módulo "Análise Estrutural Aplicada"

  1. Parte 1 de 3
  2. Parte 2 de 3
  3. Parte 3 de 3